Michele Obeid, Diretora Regional de Esportes e Lazer de Bauru anuncia sua conquista para a cidade de Bauru, o Cartao VidATIVA


 

 

O Governo do Estado de São Paulo, verificando que o esporte é um dos caminhos mais curtos e eficientes para a inclusão social, lançou o "Programa São Paulo, Amigo do Idoso", investindo na qualidade de vida dos idosos, tendo o esporte como fator de integração e inclusão econômica social.

 

A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude - SELJ e o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo - FUSSESP, participarão do Programa São Paulo Amigo do Idoso com o CARTÃO VidATIVA, que tem como objetivo estimular e proporcionar condições a prática de atividades esportivas e de lazer para as pessoas com mais de 60 anos. Essas atividades serão realizadas em Clubes Desportivos ou Academias de Ginástica e Natação escolhidas pelos participantes do Programa e que foram previamente credenciados junto a SELJ. Após o interessado percorrer etapas do processo de inscrição, seleção e aprovação pelos membros da Comissão de Análise das Solicitações para participar do Programa CARTÃO VidATIVA, será realizada a concessão de crédito (auxílio financeiro) no valor de R$ 57,00 mensais, disponibilizado em cartão de débito.

 

A prática de uma atividade física não traz somente benefícios fisiológico e a saúde, melhoram, também, a vida social, primado pelo relacionamento e convivência entre as pessoas. Os idosos sentem-se valorizados durante as aulas, não são diferenciados. Quebram a monotonia, sentem-se satisfeitos, seguros e não expostos negativamente.

 

Os Clubes e Academias que aderiram ao Programa oferecem, no mínimo, 03 atividades aos idosos inscritos autorizados a participar do Programa.

 

Todas as atividades físicas e esportivas desenvolvidas no âmbito do programa serão assistidas por professores formados em Educação Física, inscritos no CREF, em número suficiente para o atendimento seguro dos participantes do Programa e desenvolvimento adequado das mesmas atividades.

 

As pessoas inscritas e aprovadas deverão, no ato da matrícula nos Clubes ou Academias, apresentar atestado médico pormenorizado, constando eventuais doenças, medicamentos utilizados, exames especializados e de rotina realizados recentemente, restrições a algum tipo de esforço, etc.

 

Duas são as prioridades para as homologações das inscrições dos interessados em participar do Programa: 1) Vulnerabilidade Social - o Programa procurará atender pessoas com uma frágil condição sócio-econômica, com renda familiar de até 03 salários mínimos, condições de moradia e demais condições reveladas na sua Ficha de Inscrição; 2) pessoas com Prescrições Médicas a prática de Atividades Físicas - No ato das inscrições serão verificadas a existência de indicações médicas de exercícios físicos que possam colaborar para a melhoria dos quadros relacionados as diversas moléstias como cardiopatias, hipertensão, diabetes, depressão, etc.

 

Obedecidos os critérios de seleção, as vagas para o Programa serão preenchidas a partir da ordem de inscrição dos candidatos. Caso o número de inscritos exceda o número de vagas disponíveis, será formada uma fila de espera entre os demais interessados. No total, serão 3000 (três mil) idosos beneficiados com este Programa Piloto.

 

As modalidades  desportivas sugeridas são: natação, hidroginástica, tai chi chuan, yoga, musculação, pilates, ginástica, alongamento, vôlei adaptado, caminhadas orientadas, jogos cooperativos dança de salão, dança circular, malha, bocha.

 

As modalidades de lazer sugeridas poderão ser adotadas e aprovadas como atividades recreativas e de lazer para pessoas com capacidade motora reduzida ou detentoras de moléstias que as recomendem, citando-se, a título de ilustração, a depressão, que pode ser combatida com ações de envolvimento social, retirando as pessoas de suas casas. A prática destas atividades deverá contar com a aprovação do segmento técnico da SELJ. São elas: xadrez, damas, buraco, tranca.

 

O participante do Programa deverá ter 75% de presença durante o mês para que se garanta a permanência no Programa, sendo que deverá frequentar a academia/clube 03 vezes por semana, por pelo menos 01 hora por dia. Caso essa frequência não seja alcançada, o interessado deverá apresentar justificativa a SELJ. Não havendo justificativa, o valor creditado será suspenso e o participante excluído do Programa.

 

O Programa Piloto terá a duração de 01 ano e será desenvolvido nas cidades de Bauru, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São José do Rio Preto, São Paulo- Capital e Santos.

 

Bauru já conta com 100 idosos cadastrados e 04 academias credenciadas (Marathon Wellnes, Marathon Fitness, Marathon Class e Vida Academia). O número de inscrições disponíveis será conforme a demanda, mas já foi liberado para Bauru um total de 300 vagas, portanto restam 200 disponíveis. 

 

Os interessados deverão procurar a sede da Diretoria Regional de Esporte e Lazer localizada na Rua Campos Salles, 9-43, Vila Falcão - Bauru, para efetuar sua inscrição, munidos de cópia do RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda. As vagas serão atendidas conforme ordem de inscrição e aprovação.

 

O projeto é apoiado pela Prefeitura Municipal de Bauru através da SEBES - Secretaria de Bem Estar Social e a Secretaria de Saúde.

 

Maiores informações através do site: www.selj.sp.gov.br/vidativa.php ou do telefone: (14) 3238-8256.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANIELA MÓDULO, FUTURA ESPOSA DO PREFEITO DE BAURU, RODRIGO AGOSTINHO, APAGA VELINHAS HOJE

MIDIA BRASIL ASSOCIADOS ESTARÁ EM BONITO, MATO GROSSO DO SUL