SPECÍFICA E VOCÊ IOGA E HIPERTENSÃO


“Projeto Specífica e Você – 9ª Edição”

“A Hipertensão e a Ioga”

 

                              Para abrir o Projeto Specífica e Você, temporada 2013, a Specífica escolheu um assunto muito importante, que afeta grande parte da população: a hipertensão.

              No dia 24 de abril, durante o decurso da Semana Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, a 9ª Edição do projeto recebe o Educador Físico e Instrutor de Ioga, Julio Mizuno, que vai apresentar a palestra: A hipertensão e a Ioga.

                              Pós graduado em Ciências da Motricidade Humana, pela Unesp/RC, Julio Mizuno é instrutor de Ioga há 11 anos.  Com sua extensa prática e dedicação a essa arte milenar, o educador físico trabalhou junto ao Laboratório de Avaliação e Prescrição de Exercícios da Unesp de Bauru, onde se realizou um importante estudo que comprovou que a prática de exercícios de ioga reduzem a pressão arterial de hipertensos.

               Durante os estudos, que duraram cerca um ano e meio, participaram usuários da rede municipal de saúde que praticaram a Ioga como complemento ao tratamento médico farmacológico que já realizavam.

              Segundo Mizuno, os resultados dessa pesquisa demonstraram que a prática,  além de auxiliar no controle da pressão alta, também ajudou a controlar a glicemia de jejum, o colesterol e os triglicerídeos.

                             Também explica o instrutor que os recursos terapêuticos das chamadas medicinas alternativas têm conquistado espaço e legitimidade no campo da saúde. Inicialmente discriminadas por seus aspectos místicos e esotéricos, timidamente essas práticas estão sendo inseridas em ambientes ambulatoriais e hospitalares como complementos ao tratamento médico convencional.

                             As inúmeras pesquisas científicas que vêm sendo realizadas, comprovam os benefícios da ioga e de outras práticas orientais, como a meditação, o tai-chi-chuan, a acupuntura, entre outros. 

                             Cerca de 23% da população brasileira apresenta hipertensão arterial, que é fator de risco para o desenvolvimento de inúmeras doenças e eventos cardiovasculares agudos fatais e não-fatais. A antiga medicina hindu possui recursos para a redução da pressão arterial baseados em exercícios de respiração, meditação e ioga.

                              No bate-papo, agendado para acontecer no dia 24 de abril, às 17 horas, no Centro de Eventos da Specífica, Julio Mizuno irá apresentar quais são essas práticas alternativas e como elas podem se complementar e se integrar aos tratamentos médicos convencionais da hipertensão. A contribuição da medicina hindu (Ayurveda) no combate a pressão alta e os exercícios comprovados da Ioga que podem ser praticados por todos os hipertensos, também serão explicados pelo instrutor que é reconhecido pela sua grande didática no ensino da arte milenar.

                                Renovando o seu compromisso de Responsabilidade Social, com o trabalho de prevenção de doenças e combate a automedicação junto a comunidade local, todas as palestras do projeto têm entrada franca, dependendo apenas de inscrição dos interessados, já que as vagas são limitadas. Após a apresentação, como já é de praxe, o público participante será recepcionado no chamado Café Colonial, um momento de descontração que já é tradicional entre os frequentadores do “Specífica e Você”.

Specífica e Você” – 9ª Edição

 

Tema:

“A Hipertensão e a Ioga”

Julio Mizuno

Educador Físico e Instrutor e Ioga

CREF 065071-G/SP

 

Dia: - 24 de Abril – 4ª Feira -  17h30

Local: Centro de Eventos da Specífica

            Rua Gustavo Maciel 14-65

 

VAGAS LIMITADAS

Inscrições – 3104-3355

ENTRADA FRANCA

Realização: PHARMÁCIA SPECÍFICA

WWW. specífica.com.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANIELA MÓDULO, FUTURA ESPOSA DO PREFEITO DE BAURU, RODRIGO AGOSTINHO, APAGA VELINHAS HOJE

MIDIA BRASIL ASSOCIADOS ESTARÁ EM BONITO, MATO GROSSO DO SUL