SPECÍFICA E VOCÊ IOGA E HIPERTENSÃO


“Projeto Specífica e Você – 9ª Edição”

“A Hipertensão e a Ioga”

 

                              Para abrir o Projeto Specífica e Você, temporada 2013, a Specífica escolheu um assunto muito importante, que afeta grande parte da população: a hipertensão.

              No dia 24 de abril, durante o decurso da Semana Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, a 9ª Edição do projeto recebe o Educador Físico e Instrutor de Ioga, Julio Mizuno, que vai apresentar a palestra: A hipertensão e a Ioga.

                              Pós graduado em Ciências da Motricidade Humana, pela Unesp/RC, Julio Mizuno é instrutor de Ioga há 11 anos.  Com sua extensa prática e dedicação a essa arte milenar, o educador físico trabalhou junto ao Laboratório de Avaliação e Prescrição de Exercícios da Unesp de Bauru, onde se realizou um importante estudo que comprovou que a prática de exercícios de ioga reduzem a pressão arterial de hipertensos.

               Durante os estudos, que duraram cerca um ano e meio, participaram usuários da rede municipal de saúde que praticaram a Ioga como complemento ao tratamento médico farmacológico que já realizavam.

              Segundo Mizuno, os resultados dessa pesquisa demonstraram que a prática,  além de auxiliar no controle da pressão alta, também ajudou a controlar a glicemia de jejum, o colesterol e os triglicerídeos.

                             Também explica o instrutor que os recursos terapêuticos das chamadas medicinas alternativas têm conquistado espaço e legitimidade no campo da saúde. Inicialmente discriminadas por seus aspectos místicos e esotéricos, timidamente essas práticas estão sendo inseridas em ambientes ambulatoriais e hospitalares como complementos ao tratamento médico convencional.

                             As inúmeras pesquisas científicas que vêm sendo realizadas, comprovam os benefícios da ioga e de outras práticas orientais, como a meditação, o tai-chi-chuan, a acupuntura, entre outros. 

                             Cerca de 23% da população brasileira apresenta hipertensão arterial, que é fator de risco para o desenvolvimento de inúmeras doenças e eventos cardiovasculares agudos fatais e não-fatais. A antiga medicina hindu possui recursos para a redução da pressão arterial baseados em exercícios de respiração, meditação e ioga.

                              No bate-papo, agendado para acontecer no dia 24 de abril, às 17 horas, no Centro de Eventos da Specífica, Julio Mizuno irá apresentar quais são essas práticas alternativas e como elas podem se complementar e se integrar aos tratamentos médicos convencionais da hipertensão. A contribuição da medicina hindu (Ayurveda) no combate a pressão alta e os exercícios comprovados da Ioga que podem ser praticados por todos os hipertensos, também serão explicados pelo instrutor que é reconhecido pela sua grande didática no ensino da arte milenar.

                                Renovando o seu compromisso de Responsabilidade Social, com o trabalho de prevenção de doenças e combate a automedicação junto a comunidade local, todas as palestras do projeto têm entrada franca, dependendo apenas de inscrição dos interessados, já que as vagas são limitadas. Após a apresentação, como já é de praxe, o público participante será recepcionado no chamado Café Colonial, um momento de descontração que já é tradicional entre os frequentadores do “Specífica e Você”.

Specífica e Você” – 9ª Edição

 

Tema:

“A Hipertensão e a Ioga”

Julio Mizuno

Educador Físico e Instrutor e Ioga

CREF 065071-G/SP

 

Dia: - 24 de Abril – 4ª Feira -  17h30

Local: Centro de Eventos da Specífica

            Rua Gustavo Maciel 14-65

 

VAGAS LIMITADAS

Inscrições – 3104-3355

ENTRADA FRANCA

Realização: PHARMÁCIA SPECÍFICA

WWW. specífica.com.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pedro do Baião e do Cordel é bauruense e está na chamada do Criança Esperança!

O LIVRO DO PAI DÉCIO FOI LANÇADO PELO FILHO BRUNO NA CASA PONCE ENTRE MOMENTOS DE MUITA EMOÇÃO