HOJE TEM PROVAS DO CAVALO PAINT HORSE NA GRAND EXPO BAURU 2012


Termina neste domingo (5/8) na pista de provas do Recinto Mello Moraes o 13.º Potro do Futuro e o Campeonato Nacional 2012/2013 dos cavalos da raça Paint Horse. Conhecidos como os cavalos pintados dos olhos azuis, cerca de 80 animais estão na Grand Expo Bauru participando da primeira etapa do campeonato mais importante da raça. As inscrições de participantes somaram cerca de 270, número considerado excelente pela organização do evento.

As provas, iniciadas neste sábado, prosseguem no domingo a partir das 9h, podendo ser acompanhadas pelo público que for ao Recinto. Hoje os competidores disputarão provas de conformação (categoria machos), 6 balizas e laço de bezerro. Ontem foi a vez das disputas de conformação para fêmeas, 3 tambores, laço em dupla, team penning e working penning.

De acordo com o assessor de imprensa da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Paint (ABC Paint), Lucas Machado, em geral o Potro do Futuro é a primeira prova que os animais da raça participam, já que limita a idade em até 4 anos. “A tendência é de que os campeões do Potro do Futuro sigam para o campeonato nacional, que abrange animais entre 5 e 12 anos”, explica Lucas.

Segundo ele, além de ser uma das principais exposições agropecuárias do Estado de São Paulo, a Grand Expo Bauru tem um significado especial para a raça Paint. “Há 16 anos, quando o Paint Horse chegou ao Brasil,o primeiro campeonato realizado no País foi justamente em uma edição da exposição de Bauru”, observa.



Importância



Segundo ele, os campeonatos realizados neste final de semana no Mello Moraes têm grande peso para os criadores da raça, pois agregam valor financeiro e de marketing para o plantel. Estão em Bauru criadores e competidores dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná,Goiás, Piauí e de Brasília (DF).

O campeonato nacional é dividido em cinco etapas, sendo que a Grand Expo Bauru está sediando a primeira delas. “Os campeonatos da raça Paint são realizados dentro das melhores exposições do País, e a Grand Expo Bauru é referência no setor. Por isso, é grande o número de participantes que estão aqui”, acrescenta Lucas.

Além dos animais que estão no Recinto Mello Moraes, também vieram 12 exemplares que integram a “Galeria dos garanhões”. São cavalos diferenciados, alguns com a característica dos olhos azuis, que são negociados para a venda de cobertura.

De acordo com dados da ABC Paint, a raça é a que mais cresce em número de associados. No período de 30 de junho de 2011 a 1 de julho de 2012 foram incluídos 420 novos sócios. A sede nacional da raça fica em Bauru.



Serviço

A Grand Expo Bauru 2012 será realizada até o dia 12 de agosto, no Recinto Mello Moraes, localizado na quadra 36 da avenida Comendador José da Silva Martha, Jardim Ferraz. Nos dias 9 e 10 os portões ficam abertos gratuitamente das 8h às 17h; e no dia 11 até as 16h, sendo cobrada portaria de R$ 20,00 após esses horários. Nos demais, a entrada é gratuita durante todo dia. Informações: (14) 3236-1040. A realização é da Arco e da Prefeitura Municipal, com apoio da Câmara Municipal e patrocínio da Conti, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Yamaha, Transurb, Lumelight, Credicitrus e Beneplan.





LEGENDA DA FOTO: Competidor durante prova de 3 tambores neste sábado, no Mello Moraes


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANIELA MÓDULO, FUTURA ESPOSA DO PREFEITO DE BAURU, RODRIGO AGOSTINHO, APAGA VELINHAS HOJE

MIDIA BRASIL ASSOCIADOS ESTARÁ EM BONITO, MATO GROSSO DO SUL