APM promove debate simultâneo em dezenas de cidades de São Paulo sobre transtornos de aprendizado
Em 27 de julho, a Associação Paulista de Medicina (APM) promove novo debate ao vivo, por videoconferência, sobre Transtornos de Aprendizado. Com início às 20h30, especialistas ministrarão uma aula de atualização, a partir da capital, 100% ao vivo, para as seguintes cidades do estado de São Paulo: Amparo, Americana, Andradina, Araraquara, Bauru, Botucatu, Campinas, Franca, Indaiatuba, Jales, Jaú, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Taubaté, Votuporanga, entre outras.
Os pólos dessa ação de atualização científica são municípios com regionais da APM, que transmitirão em tempo real palestras proferidas pelo coordenador do evento, o psiquiatra Wimer Bottura Junior, presidente do Comitê Multidisciplinar de Adolescência da APM, pela psiquiatra dra. Sonia Palma, professora associada da Unisa, e ainda pela psicóloga Zorica Jelisijevic Mercadante.
Os especialistas estarão em São Paulo, capital, na sede da APM, e discorrerão sobre transtorno bipolar de humor, depressão na infância e adolescência, trantorno invasivo do desenvolvimento e discalculia. Além de discutir sobre as bases neurofisiológicas, farão uma abordagem psicopedagógica.
“Os debates vem acontecendo desde abril, com sucesso absoluto. Em média, cerca de 700 profissionais de diversas áreas têm participado ativamente dos eventos, contribuído com suas dúvidas e opiniões, enriquecendo o debate”, comemora o psiquiatra Wimer Bottura Junior.
A discussão é dirigida a médicos, educadores, psicólogos, psicopedadogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, diretores de escolas e outros profissionais interessados, além do público em geral. Mesmo aqueles que não participaram da primeira fase poderão assistir a esta etapa, gratuitamente.
O objetivo é levar aos lugares mais distantes informações atualizadas sobre o tema, facilitando o diagnóstico e proporcionando aumento no número de casos tratados. Ao término da videoconferência, um espaço será aberto para discussão e dúvidas de todos os participantes de todos e quaisquer pontos de transmissão.
Transtornos de aprendizado
Os Transtornos do Aprendizado e os Transtornos Psiconeurofuncionais atingem cerca de 40% da população em idade escolar. Os principais transtornos de aprendizado, segundo a psicopedadoga Ana Silvia Figueiral, que falará sobre estes temas, são a dislexia - dificuldade na área da leitura, escrita e soletração, a discalculia - incapacidade de compreender e manipular números, e a disgrafia - alteração da escrita. São distúrbios que muitas vezes levam a criança a uma punição injusta, desmotivando-a ainda mais.
Um dos maiores contratempos, no entanto, é o déficit de atenção, com ou sem hiperatividade, que atinge cerca de 6% das crianças em idade escolar trazendo situações dramáticas para o portador e pessoas mais próximas quando não diagnosticado e tratado.
Suas principais características são a fácil distração e a impulsividade, acrescidas ou não da hiperatividade. As crianças portadoras do TDAH podem mostrar-se tranquilas ou inquietas, mas invariavelmente sofrem com a dificuldade de concentração, que atrapalha a aprendizagem e é visível nas notas finais.
“Um transtorno de aprendizado não tratado é um dos principais motivos para a defasagem escolar. A partir desse ponto, o jovem fica inclinado a seguir o caminho do abandono, o que leva muito ao uso de drogas, à violência e à marginalidade”, alerta dr. Wimer Bottura Jr. “A atuação integrada entre educadores, psicólogos, psicopedagogos e médicos é fundamental na abordagem adequada. Precisamos chegar às crianças antes que os transtornos do aprendizado se transformem em problemas maiores”.
Videoconferência Transtornos de Aprendizado
Data: 27 de julho de 2009
Horário: 20h30
Os pólos dessa ação de atualização científica são municípios com regionais da APM, que transmitirão em tempo real palestras proferidas pelo coordenador do evento, o psiquiatra Wimer Bottura Junior, presidente do Comitê Multidisciplinar de Adolescência da APM, pela psiquiatra dra. Sonia Palma, professora associada da Unisa, e ainda pela psicóloga Zorica Jelisijevic Mercadante.
Os especialistas estarão em São Paulo, capital, na sede da APM, e discorrerão sobre transtorno bipolar de humor, depressão na infância e adolescência, trantorno invasivo do desenvolvimento e discalculia. Além de discutir sobre as bases neurofisiológicas, farão uma abordagem psicopedagógica.
“Os debates vem acontecendo desde abril, com sucesso absoluto. Em média, cerca de 700 profissionais de diversas áreas têm participado ativamente dos eventos, contribuído com suas dúvidas e opiniões, enriquecendo o debate”, comemora o psiquiatra Wimer Bottura Junior.
A discussão é dirigida a médicos, educadores, psicólogos, psicopedadogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, diretores de escolas e outros profissionais interessados, além do público em geral. Mesmo aqueles que não participaram da primeira fase poderão assistir a esta etapa, gratuitamente.
O objetivo é levar aos lugares mais distantes informações atualizadas sobre o tema, facilitando o diagnóstico e proporcionando aumento no número de casos tratados. Ao término da videoconferência, um espaço será aberto para discussão e dúvidas de todos os participantes de todos e quaisquer pontos de transmissão.
Transtornos de aprendizado
Os Transtornos do Aprendizado e os Transtornos Psiconeurofuncionais atingem cerca de 40% da população em idade escolar. Os principais transtornos de aprendizado, segundo a psicopedadoga Ana Silvia Figueiral, que falará sobre estes temas, são a dislexia - dificuldade na área da leitura, escrita e soletração, a discalculia - incapacidade de compreender e manipular números, e a disgrafia - alteração da escrita. São distúrbios que muitas vezes levam a criança a uma punição injusta, desmotivando-a ainda mais.
Um dos maiores contratempos, no entanto, é o déficit de atenção, com ou sem hiperatividade, que atinge cerca de 6% das crianças em idade escolar trazendo situações dramáticas para o portador e pessoas mais próximas quando não diagnosticado e tratado.
Suas principais características são a fácil distração e a impulsividade, acrescidas ou não da hiperatividade. As crianças portadoras do TDAH podem mostrar-se tranquilas ou inquietas, mas invariavelmente sofrem com a dificuldade de concentração, que atrapalha a aprendizagem e é visível nas notas finais.
“Um transtorno de aprendizado não tratado é um dos principais motivos para a defasagem escolar. A partir desse ponto, o jovem fica inclinado a seguir o caminho do abandono, o que leva muito ao uso de drogas, à violência e à marginalidade”, alerta dr. Wimer Bottura Jr. “A atuação integrada entre educadores, psicólogos, psicopedagogos e médicos é fundamental na abordagem adequada. Precisamos chegar às crianças antes que os transtornos do aprendizado se transformem em problemas maiores”.
Videoconferência Transtornos de Aprendizado
Data: 27 de julho de 2009
Horário: 20h30
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