UMA DAS COISAS BOAS DE BAURU

P-I Brånemark Institute de Bauru é
referência no tratamento da boca e face
Mais de 4.300 pacientes já foram reabilitados pelo instituto - a grande maioria, gratuitamente

Em três anos e meio de funcionamento, 430 pacientes reabilitados e uma média de 1.200 atendimentos por mês, além de uma fila de espera de 4.000 pessoas. Este é o resultado do trabalho do P-I Brånemark Institute, de Bauru, uma associação sem fins lucrativos, que no próximo mês de setembro completa quatro anos. Um centro que, pela qualidade dos serviços, recebe pacientes de todo o país, pessoas que muitas vezes não têm condições nem mesmo para procurar um dentista. No local são feitos tratamentos gratuitos para a correção de vários tipos de defeitos, envolvendo dentes e toda a face, como olhos, nariz e orelhas.

“Acho difícil encontrar um lugar no país com uma excelência no tratamento como a que é oferecida aqui. É uma oportunidade única para os pacientes, que encontram condições vistas somente nos melhores consultórios particulares”, lembra o cirurgião responsável pelo P-I Brånemark Institute, Hugo Nary. E além dos equipamentos modernos e instalações completas, os pacientes que buscam tratamento encontram a experiência dos profissionais, diferentemente das Faculdades-Escolas, onde geralmente são os próprios alunos que fazem o atendimento.

O dentista José Jorge Silva, por exemplo, deixa o seu consultório na Barra da Tijuca (RJ) duas vezes por ano para praticar o voluntariado no Brånemark Institute. Com 16 anos de experiência na profissão, José Jorge e mais uma equipe de dez pessoas (quatro cirurgiões e seis protéticos) passam uma semana inteira em Bauru para atender os pacientes carentes. “É fantástico em todos os sentidos. E é indescritível a satisfação pessoal por poder ajudar a população menos favorecida. E como faço para deixar meu consultório particular? Basta apenas planejar sua vida”, diz. “E o grande diferencial aqui é a exigência técnica dos profissionais”, completa.

O Brånemark Institute de Bauru está instalado em uma área de 1.800 metros quadrados e oferece uma estrutura hospitalar completa, com parte de esterilização e expurgo, anfiteatro interligado com o centro cirúrgico, biblioteca, setor administrativo, salas de apoio e equipe profissional que envolve dentistas, médicos, auxiliares e enfermeiras. “Hoje temos cerca de 150 voluntários do Brasil e Exterior, além de 7.200 pacientes cadastrados”, destaca a coordenadora da entidade, Ingrida Ginters. “É um orgulho fazer parte deste projeto no qual a estrutura pública não tem condições de fazer”, garante Hugo. “É a realização de um sonho”, completa Ingrida.

Com 20 anos de experiência, o dentista João Ricardo Grossi, de Guarapuava (PR), também deixa seu consultório duas vezes por ano - uma para atendimento e outra para triagem, e vai para Bauru prestar solidariedade. Acompanhado por três profissionais e doze alunos, ele ressalta o prazer de oferecer uma melhor qualidade de vida para as pessoas que não têm condições financeiras e precisam do atendimento. “São casos bem complicados e temos tido resultados positivos acima de 90%. Sempre que volto para Bauru, faço questão de chamar todos os pacientes que tratei para conversar, ver como estão e se precisam de algum complemento”.

P-I Brånemark Institute

Quase 100% dos tratamentos oferecidos pelo Brånemark Institute são gratuitos e o local é mantido por doações de empresas nacionais e internacionais - o maior doador é uma empresa sueca. O instituto, inaugurado no dia 26 de setembro de 2005, foi a realização de um sonho do sueco Per-Ingvar Brånemark, que descobriu a osteointegração há 40 anos e passou a ser o maior pesquisador e autoridade da técnica. Per-Ingvar Brånemark visitou o Brasil pela primeira vez em 1988 e em 1992 voltou com uma equipe clínica internacional para realizar a reconstrução de problemas maxilofaciais no Hospital de Reabilitação de Anomalias Cra­niofaciais da Universidade de São Paulo (Centrinho), em Bauru (SP). A partir disso, o pesquisador e médico passou a visitar o País com objetivos clínicos e de pesquisa.

Nesta época, Bråne­mark decidiu levar o Centro de Os­teointegração de Gotemburgo (Suécia) para regiões mais necessitadas na área de saúde e escolheu o Brasil para abrigar a sua sede global. A decisão de se instalar em Bauru foi feita por confiar e acreditar nos profissionais de odontologia da cidade e também por conhecer as dificuldades dos brasileiros em ter acesso a tratamentos implantodônticos.

Atendimento à Imprensa Sigmapress - Assessoria de Imprensa Fone: (19) 3232 5225 / 3231 3681 Jornalistas: Mércia Ribeiro - (19) 9100 6183 Ivan Umberto Fontana - (19) 9100 5150

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANIELA MÓDULO, FUTURA ESPOSA DO PREFEITO DE BAURU, RODRIGO AGOSTINHO, APAGA VELINHAS HOJE

MIDIA BRASIL ASSOCIADOS ESTARÁ EM BONITO, MATO GROSSO DO SUL