APAE DE BAURU TERÁ MAIS UM INSTRUMENTO DE ESTIMULAÇÃO

A Apae de Bauru inaugura Sala Snoezelen para estimulação multissensorial

A Apae de Bauru irá inaugurar AMANHÃ dia 23 de outubro, às 9h, a Sala Snoezelen para estimulação multissensorial.A sala de atendimento é um local com luzes, sons, cores, texturas e aromas, estimulando as funções cognitivas e da comunicação, além do afeto e das habilidades motoras, oferecendo um ambiente de oportunidades de interação e envolvimento. A técnica é indicada para pessoas com deficiência e outras necessidades educacionais especiais, de todas as idades, complementando o plano terapêutico de reabilitação realizado pela APAE.

A disseminação e utilização do método Snoezelen são realizados no modelo de franquia social e a Apae de Bauru agora é franqueada, tornando-se o Centro Snoezelen do Estado de São Paulo. A equipe de profissionais que participou do curso poderá atuar como terapeutas Snoezelen e além disso, capacitar outros profissionais da própria Apae e outras instituições interessadas.A Sala foi implantada com recursos da Assistência, Saúde e Educação, além da parceria com estudantes de Engenharia Elétrica da Universidade Paulista (UNIP–Campus Bauru) que desenvolveram equipamentos reduzindo custos, além de projetarem com a equipe da APAE o layout da sala.
Por meio desta sala, e de acordo com as necessidades especificas de cada pessoa, consegue-se resultados mais efetivos nas áreas de educação e saúde, assim como fortalece as relações humanas.

O que é SNOEZELEN / MSE O SNOEZELEN / MSE é um método de estimulação multissensorial que surgiu na Holanda na década de 70 e foi criado por dois terapeutas, Verheul e Hulsegge. O nome snoezelen vem da junção de duas palavras: “SNUFFELEN”, explorar; e “DOEZELEN”, relaxar. O MSE(Multi Sensory Environment) propõe um ambiente equipado com rico material multissensorial, ou seja, recursos que estimulam os cinco sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar.

Comentários

  1. Parabéns a toda a equipe da APAE por esse belo projeto e pela constante melhoria nos serviços que prestam às pessoas com necessidades especiais. Com certeza terão muito sucesso nessa nova etapa que se inicia com essa sala, melhorando significativamente a qualidade de vida dessas pessoas. Sucesso a todos vocês

    Fábio Pauli

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANIELA MÓDULO, FUTURA ESPOSA DO PREFEITO DE BAURU, RODRIGO AGOSTINHO, APAGA VELINHAS HOJE

MIDIA BRASIL ASSOCIADOS ESTARÁ EM BONITO, MATO GROSSO DO SUL