APAE DE BAURU TERÁ MAIS UM INSTRUMENTO DE ESTIMULAÇÃO

A Apae de Bauru inaugura Sala Snoezelen para estimulação multissensorial

A Apae de Bauru irá inaugurar AMANHÃ dia 23 de outubro, às 9h, a Sala Snoezelen para estimulação multissensorial.A sala de atendimento é um local com luzes, sons, cores, texturas e aromas, estimulando as funções cognitivas e da comunicação, além do afeto e das habilidades motoras, oferecendo um ambiente de oportunidades de interação e envolvimento. A técnica é indicada para pessoas com deficiência e outras necessidades educacionais especiais, de todas as idades, complementando o plano terapêutico de reabilitação realizado pela APAE.

A disseminação e utilização do método Snoezelen são realizados no modelo de franquia social e a Apae de Bauru agora é franqueada, tornando-se o Centro Snoezelen do Estado de São Paulo. A equipe de profissionais que participou do curso poderá atuar como terapeutas Snoezelen e além disso, capacitar outros profissionais da própria Apae e outras instituições interessadas.A Sala foi implantada com recursos da Assistência, Saúde e Educação, além da parceria com estudantes de Engenharia Elétrica da Universidade Paulista (UNIP–Campus Bauru) que desenvolveram equipamentos reduzindo custos, além de projetarem com a equipe da APAE o layout da sala.
Por meio desta sala, e de acordo com as necessidades especificas de cada pessoa, consegue-se resultados mais efetivos nas áreas de educação e saúde, assim como fortalece as relações humanas.

O que é SNOEZELEN / MSE O SNOEZELEN / MSE é um método de estimulação multissensorial que surgiu na Holanda na década de 70 e foi criado por dois terapeutas, Verheul e Hulsegge. O nome snoezelen vem da junção de duas palavras: “SNUFFELEN”, explorar; e “DOEZELEN”, relaxar. O MSE(Multi Sensory Environment) propõe um ambiente equipado com rico material multissensorial, ou seja, recursos que estimulam os cinco sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar.

Comentários

  1. Parabéns a toda a equipe da APAE por esse belo projeto e pela constante melhoria nos serviços que prestam às pessoas com necessidades especiais. Com certeza terão muito sucesso nessa nova etapa que se inicia com essa sala, melhorando significativamente a qualidade de vida dessas pessoas. Sucesso a todos vocês

    Fábio Pauli

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pedro do Baião e do Cordel é bauruense e está na chamada do Criança Esperança!