Grand Expo Bauru 2009: animais já tomam conta das baias do Recinto Mello Moraes




Depois de um final de semana agitado e muito bem prestigiado, com um público estimado em 75 mil pessoas (entre os dias 6 e 9), a Grand Expo Bauru 2009 retoma o fôlego para uma semana de muitos eventos técnicos, shows e atrações na área de lazer. Nesta terça-feira, dia 11, as baias do Recinto Mello Moraes já estarão tomadas pelos mais de mil bovinos das raças Nelore (padrão e mocho), Guzerá e Bonsmara, e também por cerca de 400 ovinos, que virão participar da 3º Expo Nobre – Mostra de Ovinos e Caprinos de Bauru e Região.

Os animais, além de ficarem em exposição, também vão participar de julgamentos nos próximos dias. De acordo com a organização da feira, essa será a segunda maior exposição de gado da raça Nelore do Estado de São Paulo. No total, 880 exemplares (Padrão e Mocho) já estão no Recinto para as provas. Eles irão a julgamento nos dias 13, 14, 15 e 16 de agosto. Haverá ainda uma premiação extra na categoria Baby, de R$ 10 mil, além de sorteio de R$ 3 mil entre os tratadores.

Cem cabeças da raça Guzerá entram na pista de julgamento nos dias 14 e 15. Essa espécie é caracterizada pela rusticidade, que lhe permite adaptar-se às condições de criação a pasto que predominam no Brasil. A raça tem origem nas regiões desérticas da Índia com registros de cinco mil anos de existência.

O Bonsmara vem pela primeira vez para a Grand Expo Bauru. As 56 cabeças ficarão em exposição para demonstração de suas qualidades. Desenvolvida em laboratório, essa raça possui características importantes que a tornam um animal de alta produtividade. Os criadores estão espalhados por todo o Brasil e estima-se que a quantidade de cabeças ultrapasse as 200 mil no território nacional.

3.ª Expo Nobre
Entre os dias 11 e 16 de agosto, a Grand Expo Bauru 2009 recebe a 3º Expo Nobre - Mostra de Ovinos e Caprinos de Bauru e região. O evento, que faz parte do Ranking “Cabanha do Ano 2009”, da Associação Paulista de Criadores de Ovinos (Aspaco), vai reunir em torno de 400 animais, de seis raças diferentes: Ile de France, Suffolk, Santa Inês, Dorper, White Dorper e Pull Dorset. Segundo a Aspaco, esse número é bem superior ao do ano passado, quando participaram 280 animais.

O julgamento está marcado para os dias 13 e 14 de agosto, na pista do Recinto Mello Moraes. Irão participar os melhores animais de cada raça, concorrendo a troféus e pontuação no ranking da Aspaco.

No dia 15, será realizado o 3º Dia de Campo de Ovinocultura, com o tema “Produção de Cordeiros Precoces e Indicadores Produtivos”, promovido pelo Núcleo de Ovinocultura de Bauru e Região (Nobre), em parceria com o Sindicato Rural de Bauru. Serão três palestras técnicas, proferidas por profissionais da área, para incentivar o aumento da produtividade.

A expectativa é de que participem cerca de 200 pessoas. A inscrição é mediante a doação de um pacote de leite em pó, que posteriormente será doado a entidades assistenciais. Informações: (14) 3226-3695 ou pelo e-mail: srbauru@uol.com.br.

Feira popular
Os estandes da praça de alimentação e da área comercial estão fazendo um grande sucesso na Grand Expo Bauru 2009. São centenas de barracas distribuídas pelo Recinto Mello Moraes, com diversidade de itens, que atraem pessoas de todas as idades. Empresas como Plasútil, Kawasaki (motos), Renault e Vivo também estão expondo seus produtos e serviços.

A parceria com o Moreno´s Park continua neste ano. O centro de entretenimento traz para a Grand Expo um mix de brinquedos que vai agradar toda a família. Tem diversão para todas as idades: roda gigante, montanha-russa, carrossel, tudo com segurança e organização.

Festival de Turismo
O pavilhão do SinComércio abriga neste ano estandes de diversas prefeituras da região, que participam do Festival de Turismo Regional, um evento grandioso, com apoio do Ministério do Turismo, que deve impulsionar o potencial turístico dos municípios participantes.

Entrada gratuita
Até quarta-feira (dia 12), não será cobrada entrada no Recinto Mello Moraes. A população poderá curtir todas as atrações da festa e ainda irá assistir aos shows que movimentam a Expo no período da noite.

Nesta terça-feira, quem sobe ao palco é a dupla Bruno César & Marquinhos. Os irmãos estão na estrada desde 2001 e já fizeram mais de 150 apresentações em festas de peão, exposições e casas noturnas, com o melhor da música sertaneja.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANIELA MÓDULO, FUTURA ESPOSA DO PREFEITO DE BAURU, RODRIGO AGOSTINHO, APAGA VELINHAS HOJE

MIDIA BRASIL ASSOCIADOS ESTARÁ EM BONITO, MATO GROSSO DO SUL