ENCONTRO REGIONAL DE PAVIMENTAÇÃO REALIZA PRIMEIRA FASE NA ASSENAG

No dia 28 de maio, aconteceu na ASSENAG a primeira fase do ENCONTRO REGIONAL DE PAVIMENTAÇÃO COM SOLOS TROPICAIS.

Na aula apresentada pela Professora Rita Moura Fortes, Engenheira Civil formada pela UFSCAR e considerada uma das maiores autoridades no assunto, a platéia recebeu inúmeras e valiosas informações sobre a técnica MCT – Miniatura Compactada Tropical, cuja aplicação é especificamente projetada para utilizar elementos do solo típico do clima. Um verdadeiro laboratório móvel foi trazido até a ASSENAG para mostrar aos participantes todos os ensaios que podem ser realizados para classificar e caracterizar os diferentes tipos de solos tropicais.

Na VAN LOBARATÓRIO especialmente cedida pela LWART e usando várias amostras de solos trazidos de cidades do estado de São Paulo, a professora e o laboratorista simularam ensaios tais como: CDR, soquete para compactação dos corpos de prova, perda de massa por imersão, entre outros.

Com a simulação real das caracterizações, os participantes puderam conferir de perto a base fundamental para aplicação da Sistemática MCT.

A adesão ao evento superou todas as expectativas dor organizadores, atraindo mais de 80 pessoas, procedentes de várias cidades da região, além de profissionais de Bauru. Representantes de várias administrações públicas estiveram presentes na oportunidade para conferir de perto a técnica que já realizou mais de 12.000 Km de estradas no país, sendo 8.000 Km de estradas vicinais só no estado de São Paulo.

O Encontro continua no dia 18 de junho, quando será realizada a segunda e última aula, com a presença do

professor Doutor, João Virgilio Merighi, outro importante especialista do assunto que vai continuar a palestrar sobre o tema, trazendo outras importantes variáveis, tais como: a realização do projeto, a execução e o controle da pavimentação. Também serão discutidos, no próximo encontro, os planos de gestão que podem ser aplicados na pavimentação urbana em solos tropicais.

Com início para as 7h do dia 18 de junho, os trabalhos deverão prosseguir até as 17h30, na ASSENAG, abrindo-se espaço para o cofee-break dos presentes e almoço individual, fora da entidade.

Mais informações para adesão a segunda aula, podem ser obtidas através do HOT SITE – WWW.assenag.org.br ou através do fone 3202-8133

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DANIELA MÓDULO, FUTURA ESPOSA DO PREFEITO DE BAURU, RODRIGO AGOSTINHO, APAGA VELINHAS HOJE

MIDIA BRASIL ASSOCIADOS ESTARÁ EM BONITO, MATO GROSSO DO SUL