AUTOMASSAGEM FORTALECE VÍNCULO ENTRE MÃE E BEBÊ DURANTE A GESTAÇÃO


Segundo pesquisa feita com 80 grávidas, automassagem ajuda a resgatar a feminilidade, a auto-estima e melhora a qualidade do sono


Embora seja um dos momentos mais especiais da vida toda mulher, o “estar grávida” geralmente vem acompanhado com situações como inchaços, dores, desconforto e baixa qualidade do sono. Apesar do elevado nível de sensibilidade e afeto que a gestação cria nas mulheres, tensões e preocupações com a nova vida fazem com que muitas esqueçam sua feminilidade e, mais ainda, que são mulheres.
Pensando nesta situação, uma pesquisa desenvolvida pela área de Tecnologia de Bem Estar da Natura desenvolveu, em parceria com uma equipe multidisciplinar de profissionais ligados à gestação, uma exclusiva automassagem que desenvolve o relaxamento e fortalece os vínculos entre mamãe e bebê. As descobertas do estudo deram origem a um novo produto que auxilia as futuras mamães a agirem com intenção e consciência para fortalecer ainda mais o vínculo com o bebê durante a gestação. Os resultados do projeto, que contou com a participação de 80 gestantes, mostram que elas sentiram um aumento na percepção do vínculo com o seu bebê após a utilização do método.

Dentro da barriga da mãe, o feto já reage à luz, ao som e ao toque, quando ele nasce todos os sentidos estão ativos e prontos para serem estimulados. Agindo com amor, intenção e consciência, é possível fortalecer o vínculo, por meio dos cinco sentidos, que são os canais de comunicação entre mãe e bebê. “A pesquisa comprovou uma conexão da mãe consigo e com o seu bebê. Tivemos depoimentos de mães que começaram a sentir o bebê mexendo pela primeira vez depois que fizeram o ritual”, explica o médico e consultor do projeto, Dr. Hugo Sabatino.
“Este projeto vai ao encontro do cotidiano frenético enfrentado pelas mulheres atualmente, ajudando-as a perceberem de forma mais consciente a beleza, o milagre do momento que estão vivendo. Ele vem para corroborar uma de nossas crenças expressas na linha Natura Mamãe e Bebê: o Amor Fundamental, que acredita que o vínculo entre a mãe e o filho determina, em grande parte, como o indivíduo vai se relacionar consigo mesmo e com o mundo ao longo de sua vida”, fala a diretora de unidade de negócios da Natura, Denise Figueiredo.

Metodologia exclusiva – A metodologia inédita foi testada em um grupo de 80 gestantes da cidade de Campinas, interior de São Paulo, reunido para cada área participar durante duas semanas de estudo vivencial que apontou o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho, o resgate da feminilidade e auto-estima e a sensação de bem-estar e satisfação com a vida.
“Usando o Óleo Vegetal para Gestante e escutando o passo-a-passo da automassagem, comprovamos que houve um salto nos resultados da pesquisa. As gestantes passaram de um estado de relaxamento para o bem-estar efetivo. Ao se tocar, se sentir e parar para respirar, a grávida se reconecta, se percebe e percebe seu bebê, resignificando o vínculo entre ela e seu bebê”, conta Claudia Pellegrino, gerente científica de tecnologias do bem-estar da Natura.

O projeto contou com a participação de uma equipe multidisciplinar coordenada por quatro pesquisadores, que deram a fundamentação teórica, desenho e acompanhamento da pesquisa. Entre eles está o médico especialista em partos, doutor Hugo Sabatino, que ajudou e entender a natureza da mulher durante o período da gestação, a doutora em ciências biomédicas, Silvia Nogueira Cordeiro, que, junto com a linguista Dra. Helena Britto, analisou o discurso das mulheres e da doula (pessoa que acompanha o parto ao lado da grávida), pedagoga e terapeuta transpessoal e corporal, Lucía Caldeyro Stajano, responsável também pela análise das mulheres.
Vínculo e Bem-Estar - Já durante o período piloto do projeto que contou com a participação de cinco voluntárias, percebeu-se uma melhora do sono entre as gestantes. Por isso, ao iniciar o teste oficial, juntou-se a equipe o Instituto do Sono de Campinas, representado pela doutora Flávia Guimarães, para avaliar a qualidade do sono das gestantes durante o teste. “Por conta dos momentos de vigília pelos quais a gestante passa cada vez que acorda durante a noite, o sono passa a ser extremamente alterado e prejudicado durante a gravidez. Para avaliar a eficácia do método durante este percurso do sono, utilizamos um questionário que a gestante respondia logo ao acordar. Este questionário permitiu que avaliássemos o sono delas e que chegássemos a um ótimo resultado: 91% delas declararam ter um sono mais tranqüilo e eficiente”, conta Flávia.

No período da pesquisa, as gestantes seguiram um dos seguintes procedimentos três vezes por semana: um banho habitual, um banho usando o óleo ou um banho com o óleo e a automassagem. Com apenas o banho regular, as voluntárias tiveram percepções de relaxamento. Com a inclusão do óleo, perceberam uma melhora na qualidade do sono e quando, além do óleo, a automassagem foi incorporada, o vínculo entre elas e seus bebês foi evidenciado e a relação delas com o corpo e com a feminilidade se intensificou, melhorando inclusive a auto-estima e satisfação com a vida.Produtos para Cuidado da Gestante - Para a realização da pesquisa, o grupo utilizou o conceito do bem-estar subjetivo criado na década de 70 pelo psicólogo Martin Seligman, um dos expoentes da psicologia positiva. A idéia é equilibrar bem-estar emocional, que são os afetos positivos, negativos e satisfação com a vida, ao bem-estar social, que consiste na aceitação, atualização, contribuição, coerência e integração social e por fim ao bem-estar psicológico: auto-aceitação, crescimento pessoal, propósito de vida, domínio ambiental, autonomia e relações positivas com os outros.

A Natura, desde a finalização da pesquisa, vem mantendo relacionamento com este grupo de gestantes e seus bebês, a fim de entender o impacto da automassagem nos bebês, identificar necessidade de novos produtos e avaliar necessidades futuras de pesquisas.

Cuidados para a Gestante Natura Mamãe e Bebê
A linha de produtos para gestantes de Natura Mamãe e Bebê ganha produtos totalmente reformulados que trazem 24h de hidratação e óleo de passiflora, anteriormente já presente na emulsão e no óleo. São eles: Gel para Cuidados das Pernas e Pés, Emulsão Auxiliar na Prevenção de Estrias e Óleo Vegetal para Gestante, que agora vem acompanhado de um guia com CD que explica o passo-a-passo desta exclusiva automassagem de apenas 8 minutos: A Descoberta do Vínculo.

As novidades estão também nas embalagens que ganharam novo design orgânico, com curvas suaves mais próximas ao design da linha e bico dosador que facilita o uso. E na nova fragrância suave e feminina, desenvolvida com matérias-primas comprovadas cientificamente que ajudam na sensação de bem-estar. “Criamos uma fragrância feminina que une o toque fresco e delicado da mandarina juntamente com o feminino do muguet e maciez do musk”, explica Verônica Kato, perfumista da Natura.

O Óleo Vegetal para Gestante vem acompanhado do guia A Descoberta do Vínculo – Momento de Bem-Estar da Gestante com o passo-a-passo da automassagem e os benefícios comprovados cientificamente ao introduzi-lo à rotina pelo menos três vezes por semana. O conteúdo do Guia e do CD também podem ser baixados do site do programa de relacionamento mamãe e bebê: www.mamaeebebe.com.br

Resultados:
75% das gestantes relataram uma alta intensidade de relaxamento.
91% das gestantes apresentaram um sono de melhor qualidade (dormiram mais e acordaram
menos durante a noite).
Aumento significativo da intensidade de bem-estar e satisfação com a vida.
Aumento da auto-estima e da conexão com a feminilidade.
Aumento da percepção do vínculo mãe e filho.

Sobre a área de Tecnologias de Bem-Estar da NaturaUma ramificação da área de pesquisa, Tecnologias de Bem-Estar tem como objetivo criar medições e comprovações científicas do bem-estar, por meio de gestuais que permitam a consciência de uma nova beleza - cosmética integral. Dividida em dois programas, Estudo do Vínculo & das Relações e Neurociências e Psicofisiologia, a área quer buscar formas de entender e mensurar impacto do uso dos produtos cosméticos na vida das pessoas.
Produtos para Cuidado da Gestante

Sobre Natura Mamãe e Bebê
O sonho de toda mãe e todo pai é ver seu filho crescer independente e feliz. Para que isso aconteça, a primeira experiência amorosa do bebê tem importância fundamental porque vai determinar, em grande parte, o seu desenvolvimento e a maneira como ele viverá a relação com ele mesmo e com o mundo durante sua vida.

Desde o primeiro momento em que surge a vida no útero, a força desse amor já pode se fazer presente pela ligação que se estabelece entre a mãe e o bebê.
Vínculo é o nome desse amor, o Amor Fundamental.
A relação entre mãe e filho, é estimulada por meio dos cinco sentidos, que é a forma de comunicação entre eles. Valoriza a relação entre mãe e pai e a importância dessa relação para garantir uma gestação e maternidade tranquilas. Os produtos da linha contribuem para que a gestante e a mãe possam vivenciar momentos de vínculo com seus filhos, antes mesmo de nascerem.

Com produtos suaves e seguros, a linha é composta por 11 itens específicos para a delicada pele dos bebês e três para a gestante. Com fórmulas feitas a partir de uma seleção criteriosa de ingredientes, sem corantes, álcool, derivados de petróleo ou matérias-primas de origem animal, os produtos para bebês são: Águas de Colônia Lavanda e Flor de Laranjeira, Lenços Umedecidos, Loção Hidratante Protetora, Talco em Creme Protetor, Shampoo, Condicionador, Sabonete Vegetal em barra com e sem saboneteira, Sabonete Líquido, Shampoo e Condicionador com refil e Óleo Vegetal para Higiene que acompanha o Guia Boas Vindas uma publicação que celebra a chegada do bebê, e orienta pai e mãe sobre os cuidados práticos e amorosos com o filho e traz um método de massagem para o bebê inspirado na Shantala, massagem milenar que mães indianas aplicam em seus bebês .
O consumidor recebe esse guia gratuitamente ao adquirir o Óleo Vegetal para Higiene ou o Conjunto Especial Bebê; ou então, enviando o cupom que vem na bula de todos os produtos da linha para a Natura.

A linha ainda conta com dois conjuntos especiais e presenteáveis: uma frasqueira térmica e uma bolsa-trocador com produtos para o bebê.

Para as gestantes, a linha traz três produtos de cuidados específicos: Emulsão Auxiliar na Prevenção de Estrias, Gel para Cuidado das Pernas e Pés e Óleo Vegetal para Gestante, que acompanha o guia com a automassagem A Descoberta do Vínculo.

Informações sobre estes e outros produtos Natura, além de contato com as Consultoras, podem ser obtidas com o SNAC – Serviço Natura de Atendimento ao Consumidor, telefone 0800-115566, pelo e-mail snac@natura.net ou visitando o site: www.natura.net

Comentários

  1. Já conheces A Terra dos Sonhos, uma loja onde pode encontrar artigos variados
    com preços de sonho.
    www.terradossonhos.net

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DANIELA MÓDULO, FUTURA ESPOSA DO PREFEITO DE BAURU, RODRIGO AGOSTINHO, APAGA VELINHAS HOJE

MIDIA BRASIL ASSOCIADOS ESTARÁ EM BONITO, MATO GROSSO DO SUL